top of page
  • Foto do escritorRenato Ilha

5ª Conferência sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas acontece no Chile

Evento presencial e virtual iniciou nesta terça (13) e encerra no quinta (15); confira a programação e como assistir

A Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe acontece até o dia 15 dezembro, no Chile. Em formato presencial e virtual, o evento é organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).


Durante conferência, representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil se encontram para identificar os avanços e desafios da região no tema do envelhecimento e dos direitos das pessoas idosas. Além disso, será debatida a implementação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento, 20 anos após a sua aprovação.


O Brasil está representado por uma delegação coordenada por Lélio Falcão, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas (CMI/Pel) e do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial POA (IAFSMPOA), que apresentou a candidatura de Porto Alegre para sediar a III Assembleia Mundial do Envelhecimento, que será realizada em 2023.


Na ocasião, a CEPAL apresentará o documento "Envelhecimento na América Latina e no Caribe: inclusão e direitos das pessoas idosas", que constitui o relatório regional.

O programa completo da reunião está disponível aqui neste link. As atividades oficiais do evento poderão ser acompanhadas virtualmente ao vivo aqui neste link, ou nas contas do Twitter e Facebook.


Eventos paralelos

Além do evento sobre os direitos da pessoa idosa, a ocasião contará com outros eventos paralelos. O destaque fica por conta da apresentação do relatório anual da CEPAL do Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2022, no qual examina o comportamento das economias da região, atualiza as estimativas de crescimento e outros indicadores econômicos. Segundo o relatório, espera-se uma desaceleração da taxa de crescimento dos países da região em 2023.


O relatório será apresentado numa conferência de imprensa híbrida (presencial e virtual) oferecida por José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da CEPAL, na sede central do organismo em Santiago do Chile, na quinta-feira (15), às 11h.


A conferência de imprensa será transmitida ao vivo pelo Zoom. Interessados podem se inscrever neste link. Além disso, a conferência será transmitida on-line para todo o público pela internet através do site da instituição e em suas redes sociais anteriormente citadas.

5 visualizações
bottom of page