Lélio Luzardi Falcão aproveitou para convidar os delegados presentes para participar do FSMPI
A presença do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas (CMI-Pel), Lélio Luzardi Falcão, na 5ª Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe, que será realizado entre 13 e 15 de dezembro de 2022, em Santiago do Chile, resulta do entendimento de que é preciso construir permanentemente políticas públicas para promover um envelhecimento ativo e saudável.
Falcão, que também preside o Instituto Amigos do Fórum Social Mundial POA (IAFSMPOA), é um dos organizadores do 8º Fórum Social Mundial Temático "População Idosa" (FSMPI), que acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023, em Porto Alegre.
O evento acompanha as diretrizes da Assembleia Geral das Nações Unidas, que, em 14 de dezembro de 2020, declarou o período de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, em claro indicativo sobre a importância do esforço coletivo dentro do sistema das Nações Unidas, com governos, sociedade civil e setor privado. Em questão, mais do que adicionar mais anos à vida, mas, sobretudo, melhorar a qualidade de vida destes anos.
PARTICIPAÇÃO NO FSMPI
Ao ocupar a tribuna na 5º Conferência Regional, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Lélio Luzardi Falcão aproveitou para convidar os delegados presentes para participar do Fórum Social Mundial Temático "População Idosa" (FSMPI), marcado para o final de janeiro, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
O mesmo convite foi estendido para o Ministro de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, Júlio César Borba, assim como para Giorgio Jackson, Ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile, país que desde a abertura da 5ª Conferência exerce a Presidência da Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas, que foi exercida pelo Paraguai desde 2017.
EM PORTO ALEGRE, A SEQUÊNCIA DO DEBATE
Lélio Falcão, que está acompanhado pelos conselheiros do CMI-Pel Willi Wetzel Júnior, Mônica Mazina e Heloisa da Silva Mota, levou o convite para a Conselheira Adriana Rodrigues Martins, Assessora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e representante oficial do Itamaraty no evento.
O presidente do IAFSMPOA ainda manteve encontros com delegados que participaram da Habitat III, uma Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em Quito, Equador, entre 17 e 20 de outubro de 2016 e da IV Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas, realizada entre 27 e 30 de junho, em Assunção, capital do Paraguai.
Em abril de 2021, Porto Alegre apresentou candidatura para sediar a 3ª Assembleia Mundial Sobre o Envelhecimento (AME), programada para ocorrer na América Latina, em 2023, em audiência pública virtual na Câmara dos Deputados. O evento, da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece a cada 20 anos, foi realizado na Europa nas duas primeiras edições: 1982, em Viena (Áustria), e 2002, em Madri (Espanha). O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)
Comments