top of page
  • Foto do escritorRenato Ilha

Brasileiros querem delegados da 5ª Conferência Regional, no Chile, em Porto Alegre, no 8º FSMPI 2023

Lélio Luzardi Falcão aproveitou para convidar os delegados presentes para participar do FSMPI


A presença do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas (CMI-Pel), Lélio Luzardi Falcão, na 5ª Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe, que será realizado entre 13 e 15 de dezembro de 2022, em Santiago do Chile, resulta do entendimento de que é preciso construir permanentemente políticas públicas para promover um envelhecimento ativo e saudável.


Falcão, que também preside o Instituto Amigos do Fórum Social Mundial POA (IAFSMPOA), é um dos organizadores do 8º Fórum Social Mundial Temático "População Idosa" (FSMPI), que acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro de 2023, em Porto Alegre.


O evento acompanha as diretrizes da Assembleia Geral das Nações Unidas, que, em 14 de dezembro de 2020, declarou o período de 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, em claro indicativo sobre a importância do esforço coletivo dentro do sistema das Nações Unidas, com governos, sociedade civil e setor privado. Em questão, mais do que adicionar mais anos à vida, mas, sobretudo, melhorar a qualidade de vida destes anos.


PARTICIPAÇÃO NO FSMPI

Ao ocupar a tribuna na 5º Conferência Regional, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Lélio Luzardi Falcão aproveitou para convidar os delegados presentes para participar do Fórum Social Mundial Temático "População Idosa" (FSMPI), marcado para o final de janeiro, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.


O mesmo convite foi estendido para o Ministro de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, Júlio César Borba, assim como para Giorgio Jackson, Ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile, país que desde a abertura da 5ª Conferência exerce a Presidência da Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas, que foi exercida pelo Paraguai desde 2017.


EM PORTO ALEGRE, A SEQUÊNCIA DO DEBATE

Lélio Falcão, que está acompanhado pelos conselheiros do CMI-Pel Willi Wetzel Júnior, Mônica Mazina e Heloisa da Silva Mota, levou o convite para a Conselheira Adriana Rodrigues Martins, Assessora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e representante oficial do Itamaraty no evento.


O presidente do IAFSMPOA ainda manteve encontros com delegados que participaram da Habitat III, uma Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada em Quito, Equador, entre 17 e 20 de outubro de 2016 e da IV Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas, realizada entre 27 e 30 de junho, em Assunção, capital do Paraguai.


Em abril de 2021, Porto Alegre apresentou candidatura para sediar a 3ª Assembleia Mundial Sobre o Envelhecimento (AME), programada para ocorrer na América Latina, em 2023, em audiência pública virtual na Câmara dos Deputados. O evento, da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece a cada 20 anos, foi realizado na Europa nas duas primeiras edições: 1982, em Viena (Áustria), e 2002, em Madri (Espanha). O evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)


4 visualizações
bottom of page