top of page
  • Foto do escritorRenato Ilha

CEPAL apresenta relatório anual Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2022

A versão eletrônica completa do novo relatório anual da CEPAL estará disponível no site da CEPAL, em 15/12


O documento, que apresenta estimativas atualizadas do crescimento econômico dos países da região em 2022 e novas projeções para 2023, será divulgado numa conferência de imprensa pelo Secretário Executivo do organismo das Nações Unidas, José Manuel Salazar-Xirinachs, no dia 15 de dezembro. O economista costarriquenho foi nomeado para o cargo pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, em 1º de setembro de 2022, que destacou seu interesse e paixão pela análise, desenho, implementação e avaliação de políticas para promover o desenvolvimento.


No dia 15 de dezembro, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará seu relatório anual Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2022, no qual examina o comportamento das economias da região durante este ano e atualiza as estimativas de crescimento e outros indicadores econômicos que refletem o impacto sofrido pelos países da região devido à crise da COVID-19 e sua posterior recuperação.

O documento apresentará novas estimativas do produto interno bruto (PIB) da região e de seus países em 2022 e projeções para 2023. Esta edição do relatório analisa a dinâmica econômica e social registrada em 2022 e discute os riscos e desafios de política que a região enfrentará em 2023 para impulsionar uma recuperação transformadora.


DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO REGIONAL

O relatório será apresentado numa conferência de imprensa híbrida (presencial e virtual) oferecida por José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da CEPAL, na sede central do organismo em Santiago do Chile, às 11 horas (hora local, UTC/GMT-3).

Segundo o relatório, espera-se uma desaceleração da taxa de crescimento dos países da região em 2023. As magnitudes específicas dos principais indicadores econômicos regionais serão divulgadas pelo Secretário Executivo da CEPAL na conferência de imprensa.


Os meios de comunicação estão convidados a assistir a esta conferência de imprensa na Sala Celso Furtado, sede da CEPAL (Av. Dag Hammarsköld 3477, Vitacura, Santiago). Os jornalistas devem portar a credencial de sua empresa ou um documento de identidade para ter acesso ao recinto e credenciar-se com antecedência pelo e-mail prensa@cepal.org.


TRANSMISSÃO

A conferência de imprensa será transmitida ao vivo pelo Zoom no seguinte link:

Além disso, a conferência será transmitida on-line para todo o público pela internet através do site da instituição em https://live.cepal.org/ e em suas redes sociais no Twitter (@cepal_onu) e Facebook (https://www.facebook.com/cepal.onu).

Os jornalistas que participarem de maneira virtual poderão enviar suas perguntas com antecedência a conferenciaprensa@cepal.org e elas serão respondidas pelo Secretário Executivo da CEPAL ao vivo durante a conferência de imprensa. Somente serão recebidas perguntas até as 11h30 (hora local) do dia 15 de dezembro.


VERSÃO ELETRÔNICA

A versão eletrônica completa do novo relatório anual da CEPAL, junto com um comunicado de imprensa e a apresentação do Secretário Executivo José Manuel Salazar-Xirinachs, estará disponível no site da CEPAL, no dia 15 de dezembro, assim que terminar a conferência de imprensa.

Que: Lançamento do relatório anual da CEPAL Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2022.

Quem: José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da CEPAL.

Quando: Quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, às 11 horas (hora do Chile, GMT-3).

Onde: Sede principal da CEPAL em Santiago do Chile (Av. Dag Hammarsköld 3477, Vitacura, Sala Celso Furtado).

Conexão virtual através da plataforma Zoom (requer inscrição prévia): https://cepal-org.zoom.us/webinar/register/WN_JG6KpL6kTcW3jy9E7X87RA

Também através do site da CEPAL e em https://live.cepal.org/.

Para consultas e pedidos de entrevista, contate a Unidade de Informação Pública da CEPAL. Correio eletrônico: prensa@cepal.org; telefone: (56) 22210 2040.

3 visualizações
bottom of page