top of page
  • Foto do escritorRenato Ilha

CEPAL organiza a 5ª Conferência Regional Intergovernamental

CEPAL organiza a 5ª Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe


A reunião será realizada de maneira híbrida (presencial e virtual), na sede central do organismo regional das Nações Unidas, em Santiago, Chile.


De 13 a 15 de dezembro, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) organizará a Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe, na qual altos representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil se encontrarão para identificar os avanços e desafios da região na construção de um futuro digno para o envelhecimento e as pessoas idosas da região e na implementação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento, 20 anos após a sua aprovação.


A reunião em modalidade híbrida (presencial e virtual) será realizada na sede central do organismo regional das Nações Unidas, em Santiago, Chile. O Governo do Chile assumirá a Presidência da Conferência, que desde 2017 é exercida pelo Paraguai. A Conferência conta com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

O encontro faz parte do quarto exame e avaliação do Plano de Ação Internacional, que culminará em 2023 durante o 61º período de sessões da Comissão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas.


CEPAL APRESENTARÁ DOCUMENTO

A abertura da conferência será realizada no dia 13 de dezembro às 14h30 (hora local, GMT-3) e contará com a participação de José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da CEPAL; Julio César Borba, Ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai; Jozef Maeriën, Oficial Encarregado para a América Latina e o Caribe do Fundo de População das Nações Unidas; María José Torres Macho, Coordenadora Residente das Nações Unidas no Chile; e Giorgio Jackson, Ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile.

Na ocasião, a CEPAL apresentará o documento Envelhecimento na América Latina e no Caribe: inclusão e direitos das pessoas idosas, que constitui o relatório regional para o quarto exame e avaliação do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o Envelhecimento. Além disso, os países apresentarão seus relatórios nacionais sobre a implementação do Plano de Ação Internacional.


O encontro contempla um diálogo com organizações da sociedade civil, bem como a realização de três painéis que abordarão a situação das pessoas idosas e o desenvolvimento, o fomento da saúde e o bem-estar na velhice e a implementação de ambientes físicos, sociais e culturais que potencializem o exercício dos direitos das pessoas idosas.

EVENTOS PARALELOS

A reunião contará com três eventos paralelos sobre os direitos humanos das pessoas idosas no Chile, os desafios da mudança demográfica nas zonas rurais da América Central, México e Caribe hispânico e o envelhecimento ativo, o bem-estar social e a saúde mental no Caribe.


O programa completo da reunião está disponível no site especial do encontro: https://conferenciaenvejecimiento.cepal.org/5/es

Os jornalistas e representantes da imprensa podem inscrever-se por meio deste formulário e receberão uma mensagem automática quando a inscrição for aceita.

O envio do formulário de inscrição é condição necessária para assistir presencialmente à reunião, mas não garante o acesso ao evento. Os organizadores locais podem restringir a entrada se for necessário, seja por motivo de capacidade, pela situação sanitária do país-sede ou por motivos de segurança ou de outra índole que possam surgir no momento.


ACOMPANHE O EVENTO AO VIVO

As atividades oficiais do evento poderão ser acompanhadas virtualmente ao vivo no site da reunião, no portal oficial da CEPAL (www.cepal.org), na página https://live.cepal.org/envejecimiento e nas contas institucionais https://twitter.com/cepal_onu e https://www.facebook.com/cepal.onu.

Que: Quinta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe


ABERTURA

13 de dezembro, terça-feira, às 14h30 (hora do Chile, GMT-3):

• José Manuel Salazar-Xirinachs, Secretário Executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

• Jozef Maeriën, Oficial Encarregado para a América Latina e o Caribe do Fundo de População das Nações Unidas.

• María José Torres Macho, Coordenadora Residente das Nações Unidas no Chile.

• Julio César Borba, Ministro da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai.

• Giorgio Jackson, Ministro do Desenvolvimento Social e Família do Chile.


LOCAL

Sede da CEPAL (Sala Raúl Prebisch), Av. Dag Hammarskjöld 3477, Vitacura, Santiago.

Também por conexão virtual através de diversas plataformas:


SITE DA REUNIÃO

4 visualizações
bottom of page